Saiba como fazer arroz soltinho - Tudo para Tudo

Saiba como fazer arroz soltinho

O arroz é um dos principais pratos na mesa da família brasileira. Acompanha o feijão, vai bem com ovo frito, carnes com molho, strogonoff e muitas outras receitas. Contudo, fazer um arroz soltinho é mais difícil do que parece.

Confira as dicas abaixo e diga adeus ao arroz empapado!

1. Lavar o arroz: Algumas marcas sinalizam na embalagem que lavar os grãos não é necessário. Entretando, lavar o arroz é uma maneira de retirar o excesso de amido responsável por deixar eles grudados. Lave bastante os grãos até que a água fique transparente e depois seque bem.

2. Quantidade de óleo: Não é necessário encher a panela de óleo. Um fiozinho é suficiente!

 

3. Refogar: Você pode refogar alho, cebola ou algum outro ingrediente junto com os grãos. Quando o arroz começar a dar aquela estaladinha da fritura é hora de colocar a água.

4. Proporção: Você com certeza já ouviu falar que deve-se usar uma parte de arroz para duas de água. No entanto, acrescentar 1 ½ partes de água para uma parte de arroz é uma forma de garantir um arroz soltinho.

5. Temperatura da água: A água estar quente ou fria não interfere no resultado final, apenas no tempo de cozimento.

6. Tampe a panela: Cozinhe com a panela fechada. Quando a maior parte da água já tiver evaporado, destampe e deixe terminar de cozinhar.

7. Finalização: Quando toda a água tiver secado, desligue o fogo e solte os grãos com um garfo para liberar o vapor que ficou entre eles.

Pronto! Agora você já sabe como fazer um arroz soltinho e delicioso.

 

Comentários

comentários


Tudo para Tudo © 2017