Por que cabras travam e caem quando se assustam?

Se você gosta de assistir vídeos virais, já deve ter se deparado com o vídeo de cabras que levam um susto, travam e caem no chão de pernas pra cima. Apesar de cômico, essas reações ocorrem devido a um estresse emocional muito elevado, fazendo com que as cabras paralisem instantaneamente e caiam com as patinhas rígidas. Nesse post, explicaremos como funciona esse fenômeno tragicômico.

As Cabras possuem grande serventia para os humanos, pois além de fornecerem leite, também fornecem lã e carne. Alguns criadores afirmam que elas são mais eficazes que os bovinos (bois e vacas), pois possuem menor porte, o que facilita seu transporte e armazenamento, são mais baratos e o periodo gestacional é menor: uma cabra dá a luz geralmente a dois cabritos em cinco meses, enquanto a vaca gera um único filhote em nove meses.

Existem diversos tipos de raças, frutos da engenharia genética para melhor se adequarem as necessidades do criador. Por exemplo, temos as cabras da raça “anglo-nubiana” (leiteiras), as cabras da raça “santa inês” (produção de carne e leite), as cabras da raça “dorper” (carne), cabra da raça “maltesa” (produção de lã), entre outras raças.

Explicando a cabra que  trava e cai no chão

A cabra que paralisa e cai em seguida, é uma raça de cabra doméstica, criada para fins de corte (extração de carne). Ao menor sinal de perigo, todos os seus músculos relaxam por aproximadamente 10 segundos, fazendo com que a cabra fique com a aparência de “desmaiada”. Isso ocorre devido a um defeito genético, denominado como “miotonia congênita”.

Esse tipo de raça é ligeiramente menor do que padrão da cabra: cabras desmaiadoras (ou fainting goat em inglês) possuem geralmente 43 a 64 centímetros de comprimento, e pesam de 27 a 75 quilos. Têm os olhos grandes e  seu pelo possui as mais variadas tonalidades de cor, desde laranja, branco, amarelo e até mesmo a cor preta.

Apesar de serem chamados de “desmaios”, o que acontece é um pouquinho diferente – as cabras nem perdem a consciência. É apenas o resultado de uma extrema rigidez dos músculos após algum susto. Essa característica é genética e não acontece com todas as cabras. A paralisia normalmente dura apenas alguns segundos, e o bichinho rapidamente recupera os movimentos.

Característica Genética que surgiu nos EUA

Acredita-se que a primeira vez que uma cabra apresentou esse tipo de desmaio foi na década de 1880, no estado norte-americano do Tennessee. O fazendeiro John Tinsley chegou aos Estados Unidos com quatro cabras, que ele vendeu para seu patrão. Uma das cabras, entretanto, apresentava essa mutação genética que resultou na miotonia, algo que não é visto em cabras em nenhum outro canto do planeta.

Atualmente, várias descendentes dessa cabra assustada estão espalhadas, principalmente pelo Tennessee. Elas servem tanto como animais de estimação quanto para alimentação, já que possuem uma carne musculosa e são fáceis de tratar.

Confira alguns vídeos com esse hilário fenômeno da natureza!

 

Comentários

comentários


Tudo para Tudo © 2017